O procedimento investigativo tem o objetivo de informar aos leitores os recursos usados para a obtenção de respostas e conclusões acerca de assuntos relacionados ao bullying e ao cyberbullying e analisar com os resultados obtidos quem são os envolvidos de alguma maneira para tal fato.
As primeiras medidas tomadas para a obtenção de respostas foi a realização de entrevistas com os profissionais da educação, que incluem, professores, diretores e coordenadores em uma escola pública e em uma particular com o intuito de analisar a opinião daqueles que são os principais responsáveis pela integridade física e psicológica dos alunos dentro da escola, em seguida, passamos pra próxima etapa com a participação dos alunos, foi feito um comentário acerca do assunto para estimular a reflexão e ambos e logo após foi aplicado um questionário para aqueles que são considerados os principais responsáveis da violência escolar avaliando seus saberes opiniões e conclusões e fazermos um comparativo entre as redes pública e privada de ensino em Teresina.
Após a obtenção de algumas informações de educando e educados partimos para fora do ambiente escolar e de maneira mais específica analisamos o cyberbullying com a participação de um analista de sistemas para nos dar informações ao seu alcance sobre o grau de complexidade que existe de fatos que evidenciam o cyberbullying e o que pode ser feito para o combate do mesmo, em seguida, partimos para uma entrevista com uma psicóloga para nos esclarecer de como o bullying e o cyberbullying pode afetar o psicológico e o comportamento daqueles que sofrem a agressão levando-o a tomar atitudes absurdas, além disso, com a ajuda da psicóloga descobrimos as ações que podem ser tomadas para o tratamento daqueles que já estariam com seu psicológico afetado.Para finalizar fizemos uma entrevista com um delegado para nos esclarecer de como e quando pode ser feita a denuncia daqueles que praticam a violência escolar e que medidas seriam tomadas aos agressores.Com os resultados obtidos em mãos foi feita uma análise geral pelos participantes e responsáveis do blog e em seguida foram publicados no presente blog.
Asseguir temos os modelos dos roteiros de entrevistas e coletas de dados que nortearão a pesquisa.
Asseguir temos os modelos dos roteiros de entrevistas e coletas de dados que nortearão a pesquisa.
Modelo do roteiro da entrevista com a equipe pedagógica
Etapa 01 – Coordenação.
01- O que você entende por:
· Bullying.
· Cyberbullying.
02- Com que freqüência a escola registra casos de Bullying?
03- Como a escola investiga casos de Bullying?
04- Qual perfil dos alunos que sofre e/ou prática Bullying no espaço escolar?
05- Que medidas são tomadas para aqueles alunos que praticam o Bullying?
06- A coordenação acha que a escola está preparada para esse fenômeno? Por quê?
07- Que ações a escola pode desenvolver para combater o Bullying e o Cyberbullying?
08- Quais medidas de segurança são tomadas pela escola, para evitar casos de violência?
09- Você já teve conhecimento de algum caso de cyber Bullying?
10- como a escola conscientiza seus alunos acerca do assunto?
Modelo do questionário para os alunos
Etapa 02 – Aluno.
01- O que você entende por:
· Bullying.
· Cyberbullying.
02- Você já sofreu e/ou praticou bullying na escola?
03- Na sua opinião o que leva uma pessoa a praticar o Bullying?
04- Na prática do bullying como se sente:
· A vítima;
· O agressor;
05- Em casos de bullying na escola, que medidas devem ser tomadas?
06- A escola sempre resolve os casos de Bullying denunciados?
07- Que tratamento a escola dar para a vítima?
08- Que ações a escola pode desenvolver para combater o bullying?
09- Alem do bullying, você já sofreu outro tipo de violência escolar? Quais?
10-Você possui conta em redes sociais como: Orkut, Facebook, MSN, Twiter? Você já sofreu, praticou ou presenciou casos de cyberbullying em tais redes sociais?
Modelo do roteiro da entrevista com a psicóloga
Etapa 03 – Psicóloga.
01- O que você entende por:
· Bullying.
· Cyberbullying.
02- Qual perfil da pessoa que:
· Prática o bullying e/ou cyberbullying;
· Sofre o bullying e/ou cyberbullying;
03- Como reage o organismo de uma pessoa que sofre o bullying?
04- Quais as consequências psicológicas para a pessoa que sofre o bullying?
05- Com que freqüência você atende pessoas vítimas dessa prática?
06- Como o bullying compromete o processo de aprendizagem da vítima?
07- Qual o quadro clínica da vítima?
08- Como descobrir se uma pessoa está sofrendo ou praticando bullying e/ou cyberbullying?
09- Além de vítimas de bullying e cyberbullying que outros tipos de violência na escola as vítimas relatam?
10- Existe um tratamento específico para ajudar as vítimas a superar o trauma?